Previne as infecções acopladas nas gengivas, em tecidos que cobrem a raiz dos dentes e que une o dente ao osso. As doenças periodontais, podem causar até a perda dentária se não forem diagnosticadas com antecedência.

Nos casos mais simples, o tratamento de periodontia pode se resumir em raspagens para retirada da placas acumuladas e resíduos da gengiva, controlando a infecção com a ajuda de antibióticos; nos casos mais avançados, é necessário cirurgia para remover toda placa e germes alojados na área gengival.

A estética dental está se tornando prioridade para pessoas que buscam corrigir imperfeições e prezam por um sorriso branco, brilhante, perfeito e saudável; desenvolvendo a harmonia do sorriso e o aumento da auto-estima.

Com o avanço das técnicas, podemos citar tratamentos de resultado imediato, como: clareamento a laser, limpeza e restaurações de porcelana / resina, que deixam de lado as antigas ‘metálicas’, chegando muito próximo ou até mesmo, a cor do dente natural.

Estética oral inclui todos os procedimentos que buscam reproduzir a beleza natural dos dentes através de modernos tratamentos, como clareamentos, remoção de manchas nos dentes, substituição de restaurações, reabilitação de dentes fraturados e próteses livre de metal.

Esses procedimentos incluem desde alinhamento dental com ortodontia, confecções de restaurações de resina, clareamento dental com moldeiras, a laser e de dentes escurecidos por tratamento de canal, técnicas de remoção de manchas dentais até facetas de porcelana, reabilitação com implantes, coroas e pontes fixas livres de metal.

Todo mundo adora um sorriso branco brilhante e há uma grande variedade de produtos e procedimentos disponíveis para ajudá-lo a melhorar o aspecto do seu.

Algumas pessoas estão satisfeitas com a vivacidade que obtêm a partir de escovação duas vezes ao dia com um creme dental contendo flúor, limpeza entre os dentes, uma vez por dia e as limpezas regulares em seu dentista. Se você decidir que gostaria de ir para além disso para fazer seu sorriso ter mais brilho, você deve investigar todas as suas opções.

A profilaxia ou limpeza feita diariamente por você juntamente com a realizada pelo dentista a cada seis meses irá manter a saúde dos dentes e gengivas mas essa limpeza não é capaz de mudar a cor natural dos dentes. Para clarear os dentes é necessário que se faça o branqueamento dental através de gel clareador a base de peróxido de hidrogênio. Existem diferentes concentrações de gel clareador usados em diferentes técnicas de clareamento dental:

Clareamento a laser:
É realizado no consultório odontológico. Primeiro aplica-se um protetor gengival e depois o gel clareador em concentração mais forte. O tratamento é feito em duas sessões de uma hora cada. A luz aplicada sobre o gel acelera a reação química que irá clarear os dentes. Nesse tratamento o profissional pode fazer a individualização, ou seja, clarear mais um dente que se apresentar mais escurecido que os outros.

Clareamento com moldeiras:
O gel branqueador tem concentrações mais baixas, entre 10% a 20% e por isso requer maior tempo de tratamento. O paciente recebe duas moldeiras (uma superior e uma inferior) feitas sob medida e seringas do gel clareador. O gel deverá ser colocado nas moldeiras que se adaptam perfeitamente aos dentes. O contato do gel com os dentes por cerca de 2 a 4 horas diárias durante 7 a 15 dias irá remover os pigmentos que escurecem os dentes tornando-os brancos. O tratamento será realizado em casa sob supervisão do dentista.

Clareamentos de dentes com canal tratado:
Nesse caso, um gel específico é aplicado no interior do dente que sofreu escurecimento pelo tratamento de canal.

Alguns dentes apresentam manchas brancas ou escurecidas que aparecem durante a formação do dente ou devido ao uso de medicamentos ou de excesso de flúor. Existem modernas técnicas para remoção dessas manchas com excelente resultado estético. Para a reabilitação ou substituição de dentes por próteses a odontologia conta com modernos materiais. Hoje o que se faz, principalmente na região anterior da boca onde se busca a perfeição estética, é a confecção de próteses livres de metal pois aliam beleza, resistência e durabilidade.

Reabilita o paciente nos locais onde há ausência de dentes. São produzidas com materiais artificiais como a cerâmica e a resina. Esse artefato que pode ser móvel ou fixo, substitui o dente, oferecendo mais naturalidade ao sorriso.
A Priore Odontologia tem um laboratório próprio junto a clínica para melhor servir seus pacientes

É usada para prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais, posicionando de forma adequada os arcos dentários e a mordida.

Opções de Tratamento de Ortodontia:
Conheça os aparelhos ortodônticos que disponibilizamos para os nossos pacientes:

BRAQUETES METÁLICOS
São os braquetes tradicionais.

BRAQUETES ESTÉTICOS
É a melhor opção para quem quer um pouco mais de discrição com um toque de charme durante o tratamento ortodôntico, mantendo a mesma eficiência dos braquetes metálicos. BRAQUETES AUTO-LIGÁVEIS
São os braquetes mais modernos e com mais tecnologia existente atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou metais para prender o arco no braquete, pois apresenta um encaixe próprio que fixa o arco. A grande vantagem deste sistema é a diminuição do atrito entre o fio ortodôntico e o braquete, tornado possível a utilização de forças mais leves e realizando o movimento dentário mais rapidamente. Assim, é possível diminuir o tempo total do tratamento.

ORTODONTIA COM BRAQUETE CERÂMICO – APARELHO ESTÉTICO
Os braquetes são de cerâmica e se confundem com os dentes, ficando assim, mais discretos. Os mais novos braquetes são feitos de uma porcelana monocristalina. Esta evolução permitiu que estes obtivessem uma estética ainda melhor. Fazendo uma analogia, esses brackets teriam a aparência de um vidro totalmente transparente, enquanto os de porcelana convencional se assemelhariam a um vidro jateado. Na figura, temos à esquerda o bracket monocristalino, e à direita, o de porcelana convencional.

APARELHOS INVISIVEIS CLEAR CORRECT

clear correctO que é ClearCorrect?

ClearCorrect é o nome dado para o tratamento ortodôntico que utiliza alinhadores transparentes como soluções para a má relação entre a maxila e a mandíbula.

 

 

O ClearCorrect é transparente?

clear transparent

Os alinhadores transparentes são completamente transparentes, o que os torna muito mais discretos que os suportes metálicos. As pessoas geralmente não percebem.
Eles não são mágicos, no entanto, você pode vê-los de perto se souber o que procurar.
Alinhadores transparentes funcionam como qualquer outro aparelho ortodôntico.
Eles aplicam uma pressão que gradualmente move os dentes e remodela o osso de suporte.
O processo é simples:
1- O dentista capta a forma dos dentes do paciente tirando impressões ou digitalizações.
2- O dentista prescreve como os dentes devem ser endireitados e submete o caso à ClearCorrect.
3- Com base nas instruções do dentista, a ClearCorrect cria uma série de modelos virtuais dos dentes, progredindo de tortos para retos.
4- Esses modelos são impressos em um impressora 3D e usados para criar placas de plásticos transparentes chamadas de Alinhadores.
4- O paciente encaixa os alinhadores nos dentes e os usa o dia todo e a noite toda, tirando-os apenas para comer, beber, escovar os dentes. Os alinhadores são transparentes, então a maioria das pessoas nem os nota.
5- Cada alinhador aplica uma leve pressão a determinados dentes, empurrando-os para mais perto da posição desejada.
Assista o vídeo e saiba mais sobre o processo dos alinhadores transparentes:

Quais os benefícios do ClearCorrect?

beneficiosO ClearCorrect é muito procurado atualmente por trazer conforto, ser simples, amigável e transparente.

Antes e Depois

tratamento

Fonte: “ClearCorrect Treatment Outcome Report” by Dr. Ken Fischer &Sarah Bircher, 2019. Em arquivo na ClearCorrect.

Assista sobre a experiência de quem já utilizou o sistema ortodôntico ClearCorrect

https://www.youtube.com/watch?v=sOn52uomR5M

clear correct imagem

Essa especialidade é responsável pelo tratamento da área interna – raiz (nervos e vasos) e da externa – sustentação do dente (união do dente ao osso). É usada quando ocorre inflamação no dente, através de cáries e infecções, popularmente conhecida como “tratamento de canal”.

O processo é bem simples quando há apenas inflamação, em apenas uma sessão é removida a parte inflamada e o dente obturado. Mas, no caso de infecção, há presença de bactérias que deverão ser eliminadas antes da obturação e o paciente deverá voltar ao consultório depois de alguns dias para a troca do curativo e acompanhamento do especialista.

Responsável pela saúde bucal dos bebês e das crianças, para que a dentição desenvolva corretamente. As gestantes também devem procurar um especialista para se informarem sobre os cuidados que deverão ter durante a gravidez e após a maternidade.

O tratamento para crianças requer muita atenção e psicologia, para que elas se acostumem a freqüentar a clínica odontológica sem traumas.

Dor orofacial inclui condições de dor associadas com tecidos duros e moles da cabeça, da face, do pescoço e de todas as estruturas de dentro da boca. Muitas vezes, dores que ocorrem nos músculos do pescoço e da face e na ATM podem ser confundidas com dores de dente, dores de cabeça e dores de ouvido, por isso é importante se fazer um minuncioso exame clínico pelo dentista especialista.

Há uma grande variedade de condições dolorosas sentidas na face: dores na articulação (ATM), dores nos músculos da mastigação, dor de dente, dores nos nervos faciais, como as neuralgias (do trigêmio, do nervo facial), dores causadas por infecções e úlceras na boca, inflamações nas glândulas salivares e a dor relacionada com a síndrome de ardência bucal (queimação em toda a boca e língua).

Muitas vezes, as dores estão relacionadas com a má qualidade de sono pois é durante o sono que produzimos substâncias que irão controlar as sensações dolorosas. Se dormimos mal ( e dormir muito não significa dormir bem), esse sistema regulador da dor fica comprometido e muitas doenças sentidas como dor podem aparecer.

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma anormalidade que acontece nos músculos da mastigação ou na ATM. Algumas vezes, a DTM tem característica de dor, como pontos dolorosos que ocorrem nos músculos da mastigação e são sentidos, durante o exame, quando palpamos esses músculos; ou dor na ATM que causa dificuldade para abrir e fechar a boca durante a mastigação e a fala. Outras vezes, a DTM apresenta-se apenas como um sinal (sem dor), tipo estalos na ATM, zumbido no ouvido, creptações ( como se tivesse areia dentro do ouvido), travamentos da boca na posição aberta ou fechada, desvio da boca ao abrir (a boca desvia para um lado da face durante a abertura). Ou pode haver a associação do sinal com a presença da dor.

Fatores como a falta de mais de 5 dentes posteriores e má posição dos dentes podem contribuir para a ocorrência dessas anormalidades na ATM e nos músculos da face. O ranger de dentes, também conhecido como bruxismo, e o apertamento dos dentes têm muitas causas, como fase de estresse vivida pela pessoa, má qualidade de sono, hábito, doenças respiratórias, entre outras. O bruxismo e o apertamento podem causar dor nos músculos da face, dor na ATM, estalos sentidos no ouvido, dor de cabeça, desgaste nos dentes ( que pode ser leve ou severo).

Uma boa avaliação clínica feita pelo dentista especialista pode identificar a causa do bruxismo e apertamento para que seja proposto o melhor tratamento.

Essencialmente, essa integração entre odontologia e fonoaudiologia tem como objetivo normalizar o equilíbrio estomatognático, garantindo o sucesso do tratamento ortodôntico.

Para o equilíbrio estomatognático, vários fatores são necessários, tais como: músculos faciais que funcionem em equilíbrio; presença de arcadas dentárias com oclusão normal, proporcionando um correto posicionamento de língua; movimentação adequada dos lábios, língua e bochechas; respiração predominantemente nasal.

Assim, quando tentamos corrigir a arcada dentária com aparelhos móveis ou fixos, seja por estética, funcionalidade ou ambos, não podemos esquecer de toda a musculatura envolvente e de todas as funções que a cavidade bucal realiza.

O trabalho concomitante da fonoaudiologia é necessário para que os músculos faciais se adaptem a nova situação dentária e não interfiram na movimentação dos dentes. Sem essa integração fono-ortodontia, o tratamento poderá não só ficar lento, como o problema reincidir após a retirada do aparelho. Com isto, o trabalho da fonoaudiologia se torna cada vez mais necessário para o ortodontista, que poderá garantir ao seu paciente uma cavidade bucal com movimentação equilibrada dos músculos, associada a uma arcada dentária com oclusão satisfatória, garantindo o sucesso do tratamento.

Possibilidades de atuação conjunta

I) Desordens Têmporo-Mandibulares
Devido a movimentação inadequada e o mau posicionamento de mandíbula, é comum que esses pacientes apresentem como principais alterações fonoaudiológicas:

• Língua apresentando uma musculatura com tônus mais rebaixado e anteriorizada, configurando seu posicionamento inadequado;
• Mastigação ruidosa, unilateral e muitas vezes feita de boca aberta, podendo estar relacionada a uma descompensação de força muscular entre os hemisférios faciais direito e esquerdo.
• Assimetria facial;
• Deglutição atípica;
• Distorção de alguns fonemas na fala;
• Movimentação atípica da mandíbula durante fonação;
• Tensão da musculatura facial e dor na face;
• Dificuldades mastigatórias;
• Dificuldades respiratórias;
O trabalho fonoaudiológico consiste basicamente em adequar funções estomatognáticas, organizar funcionamento muscular e oferecer relaxamento muscular.

II) Ortodontia ( maloclusões)
De acordo com o tipo de maloclusões podem ser observadas alterações musculares e funcionais que devem ser consideradas ao longo do tratamento ortodôntico:
• Mordida Aberta Anterior
• Postura de língua inadequada;
• Alteração de tônus muscular de lábios, língua e bochechas;
• Deglutição com interposição delíngua ente os dentes incisivos centrais;
• Tensão e contração de mentalis;
• Dificuldades mastigatórias;
• Dificuldades respiratórias;
• Pouca força de sucção;
• Ceceio anterior ( distorção na emissão de fonemas linguodentais /t/,/d/,/n/,/l/)
• Mordida Cruzada Posterior Unilateral
• Alterações musculares de face, principalmente de musculatura mastigatória;
• Mastigação unilateral devido à diminuição do espaço vertical e dificuldade de executar o balanceio;
• Assimetria facial;
• Dificuldades respiratórias;
• Alterações posturais;
• Hiperfunção e tensão da musculatura do lado predominante da mastigação;
• Ceceio lateral ( emissão de fonemas fricativos /s/ e /z/).
• Prognatismo
• Posicionamento de língua inadequado;
• Língua flácida ( hipotônica), alargada, posicionada sobre os dentes inferiores;
• Mastigação em charneira, com dificuldade de lateralização mandibular;
• Pressionamento inadequado de língua contra o palato no ato da mastigação;
• Deglutição atípica, com anteriorização de língua;
• Tensão exagerada de musculatura peri oral;
• Ceceio anterior ( distorção na emissão de fonemas linguodentais /t/,/d/,/n/,/l/)
• Retrognatismo
• Lábio superior hipofuncionante, favorecendo o posicionamento inadequado de lábios, mantendo-se abertos;
• Tendência a respiração oral;
• Alterações respiratória;
• Alteração da função mastigatória;
• Lábio inferior retrovertido, apresentando musculatura hipotônica;
• Possibilidades de desenvolver hábitos inadequados de sucção de lábio inferior;
• Mau posicionamento de língua;
• Deglutição com interposição de lábio inferior e pressionamento atípico de língua;
• Alteração muscular de face;
• Possibilidades de alterações na produção de fonemas fricativos /s/, /z/, /f/, /v/ e fonemas linguodentais /t/,/d/,/n/,/l/)
• Hábitos que interferem no desenvolvimento da musculatura oral.

“Os padrões habituais e danosos da conduta muscular freqüentemente são associados ao crescimento ósseo deturpado ou retardado, malposições dentárias, distúrbios dos hábitos respiratórios, dificuldades na fala e perturbação no equilíbrio da musculatura facial.”( Moyers, 1991).

Os hábitos deletérios mais comuns, associados a tais alterações são:
• sucção digital;
• sucção de chupeta e/ou mamadeira;
• sucção de lábio inferior;
• manutenção prolongada de alimentação pastosa. Atuação Fonoaudiológica
A atuação Fonoaudiológica consiste primeiramente em uma anamnese criteriosa e detalhada da história de vida do paciente relacionando os fatos às queixas expostas durante a consulta.

Em seguida segue-se com uma Avaliação de todo o complexo Oro facial, estruturas, musculatura e a realização das Funções Estomatognáticas (mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala). Neste momento faz-se o relatório fonoaudiológico e o envia ao profissional que encaminhou o paciente, para que possa ser estabelecido uma atuação interdisciplinar, favorecendo a aquisição de resultados terapêuticos em tempos menores.

De acordo com os resultados obtidos com a Avaliação Fonoaudiológica será traçado o planejamento terapêutico, sendo este individualizado. Com o paciente em terapia fonoaudiológica, será realizado a cada mês uma Reavaliação Fonoaudiológica a fim de avaliar as condições musculares e funcionais do indivíduo, podendo ou não preparar o paciente para o processo de alta.

O processo de alta fonoaudiológica é realizado aos poucos, pois, desta forma, o terapeuta tem condições de avaliar com os espaçamentos das sessões, a acomodação muscular e funcional adquirida ao longo do trabalho fonoaudiológico.

Terapia Fonoaudiológica
Terapia Fonoaudiológica destinada a casos que necessitam do trabalho muscular propriamente dito, objetivando a reorganização e adequação funcional, e casos que possam evidenciar Disfunções de ATM, buscando-se a reabilitação das funções estomatognáticas e desprogramação de tensão consiste basicamente de:
• Mioterapia e Trabalho Proprioceptivo;
• Termoterapia;
• Crioterapia;
• Massagens;
• Estimulação em Pontos Motores de Face;
• Trabalho Funcional:
• Respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala.

Qual a diferença do implante Straumann?

Estes implantes possuem um tratamento especial em sua superfície, otimizando e acelerando a cicatrização;
A osseointegração (cicatrização) destes implantes são muito mais rápidas quando comparada aos demais sistemas (com extensas comprovações científicas) – (implantes cicatrizados em até 21 dias);
Permitem uma melhor estabilidade do tratamento em longo prazo;
Proporciona melhores condições de saúde da gengiva e osso ao redor do implante;
A precisão dos relógios suíços nos encaixes entre os componentes evita o acúmulo de bactérias entre as conexões;
Porque devo optar por um implante Straumann?
Além dos motivos acima, podemos adicionar ainda os seguintes fatores:

Os implantes Straumann são hoje referência de qualidade ouro para qualquer empresa que produza implantes no mundo;
Com sede na Basiléia (Suíça), a Straumann é líder mundial na implantodontia e na regeneração dos tecidos orais;
Por estar disponível em mais de 70 países, apresenta um grande suporte a pacientes com implantes instalados, com dentistas ao redor de todo o mundo (diferente de implantes nacionais, os quais possuem suporte muito restrito);
As características exclusivas do Straumann Dental Implant System permitem ao dentista oferecer tratamentos menos traumáticos, menos invasivos e com resultados previsíveis a longo prazo, tanto estéticos quanto funcionais.
Está no mercado odontológico desde 1974 produzindo implantes, instrumentais e biomateriais, apresentando comprovada estabilidade no mercado,
As melhorias dos implantes Straumann são baseadas em evidências científicas multicêntricas produzidas pelo ITI Group (International Team for Implantology), o maior grupo de pesquisas da Implantodontia no mundo.
Estes são apenas alguns dos motivos que nos motivaram a iniciar uma fantástica parceria com a Straumann, trazendo para nossos pacientes o que há de mais sofisticado no mercado da implantodontia mundial.

Venha nos fazer uma visita e saber um pouco mais sobre esta parceria que certamente só traz benefícios a nossos pacientes!
Clique aqui e leia o ótimo PDF "DENTES BONITOS - Qualidade de vida com implantes dentários" da empresa Straumann

straumann logo

O que é?
O protetor bucal é um equipamento de proteção para a boca, dentes e tecidos vizinhos. Sua função é diminuir a frequencia e gravidade das lesões orais.
Estudos são realizados sobre a necessidade do uso de protetores, sua eficácia e métodos de confecção desde 1930.
Para um protetor bucal ser considerado bom ele deve possuir as seguintes características:
- Proteger as estruras que precisam de proteção;
- Manter-se em posição;
- Não possuir odor ou gosto desagradável;
- Ser atóxico;
- Não atrapalhar funções do atleta, como respirar ou falar.
Durante décadas muitos materiais foram estudados e experimentados. Atualmente o materials mais aceito pela comunidade científica é o EVA, que preenche os requisitos de um bom protetor bucal.
O mais importante é ver o protetor bucal como um equipamento para a prevenção de lesões, portanto não como uma mercadoria. Para saber mais informações sobre protetores bucais procure um cirurgião-dentista ou entre em contato conosco.
Tipos de protetores
Os protetores bucais podem ser classificados em 3 tipos:
- Tipo 1 (Protetor de estoque)
São protetores com tamanho definido (P, M ou G), sua única vantagem é o preço, pois tem pouca adaptação aos tecidos orais. Essa falta de adaptação faz com que o protetor não tenha muita eficácia e se solte facilmente.
-Tipo 2 (Aquece-e-morde)
Possuem tamanho definido, porém podem ser moldados à boca do atleta. Normalmente é colocado em água quente e depois levado a boca para se adaptar. É um pouco mais caro que o de estoque, e tem uma adaptação um pouco melhor, mas ainda não suficiente.
- Tipo 3 (Individualizado)
Confeccionado por um cirurgião-dentista é o que possuí maior adaptação, portanto oferece maior proteção e conforto. Pode ser confeccionado com uma ou mais lâminas. O custo é mais elevado do que os demais, mas suas qualidades justificam o investimento.
A Onone Protetores Bucais confecciona apenas o protetor bucal do tipo 3, tanto com uma lâmina como o multilaminado.
O que ele protege?
A principal função de um protetor bucal é exatamente a proteção.
Mas quais são as lesões que ele é capaz de proteger?
Didaticamente, as lesões às estruturas do complexo maxilo facial serão divididas em:
Lesões em tecidos moles;
Fratura de coroa;
Fratura de raiz;
Deslocamento de dentes;
Fratura de bases ósseas.
1- Lesões em tecidos moles:
Por tecidos moles devemos entender todas as estruturas que não são compostas por ossos ou cartilagem, tais como a língua, bochecha e lábios. Essas lesões são as mais comuns e, normalmente, as de maior facilidade na resolução, sendo em sua maioria lesões não permanentes. Os tratamentos mais comuns são apenas parar o sangramento e limpar a região, em alguns casos mais graves há a necessidade de “dar pontos”. O protetor bucal impede o impacto forte entre o tecido mole e os dentes, evitando lesões mais sérias.

Dente2- Fratura de dentes

Um dente pode ser divido em duas partes: coroa e raiz.
A coroa possuí três estruturas diferentes: polpa, dentina e esmalte;
E a raiz pode ser dividida em três porções: terço cervical, médio e apical.
2.1- Fraturas de coroa:
Os dentes incisivos superiores são os mais afetados por fraturas na prática esportiva. Muitas vezes a fratura não causa dor intensa e pode haver pouca perda de estrutura, porém, essa perda é irreversível. As fraturas podem lesionar três estruturas diferentes da coroa:
A- Fratura de esmalte: Normalmente o tratamento necessário é a realização de uma restauração superficial.
B- Fratura de esmalte + dentina: Já é necessária a realização de uma restauração mais extensa, e pode haver a necessidade de tratamento de canal.
C- Fratura de esmalte + dentina e envolvimento da polpa (nervo): Na maioria das ocasiões será necessária a realização do tratamento de canal e uma restauração maior, por vezes, até a confecção de uma coroa total.
2.2- Fratura de raiz:
A raiz do dente pode fraturar em três regiões diferentes, sendo elas:
D- O terço cervical: um tratamento possível é o tratamento de canal seguido pela confecção de um núcleo e coroa total.
E- O terço médio: normalmente o de resolução mais difícil. Em muitos casos o dente é extraído e colocado um implante no local.
F- O terço apical: há grande chance de que com apenas um tratamento de canal o problema seja resolvido.
Abaixo estão dois desenhos esquemáticos mostrando exemplos das fraturas de coroa e raiz e outro demonstrando os exemplos de tratamento mais comuns:
Exemplos das fraturas

FRATURAS

Exemplo dos tratamentos

ARRUMAR FRATURAS

download3- Deslocamento de dentes:
Os dentes podem sofrer luxações (lateral, intrusiva ou extrusiva) ou até a avulsão (“queda” do dente). Seu tratamento é muito variável, podendo ser composto apenas por um reposicionamento do dente e uma contenção temporária, pela necessidade de um tratamento de canal, ou até pela remoção do dente e colocação de um implante e uma coroa protética.
Abaixo estão dois esquemas mostrando exemplos das luxações e possíveis tratamentos:
A- Luxação lateral
C- Luxação intrusiva
D- Luxação extrusiva
F- Avulsão

Tratamento

download tratamento4- Fratura das bases ósseas:
Esse tipo de lesão é mais raro de ocorrer na prática esportiva, mas existem relatos de fratura da maxila (osso superior) e da mandíbula (osso inferior) em atletas durante atividade física. Mas mesmo esses grandes impactos podem ser amenizados por um protetor bucal, fazendo com que a força que atinge o osso seja menor, impedindo uma fratura ou lesão mais grave.
Onde usar
O protetor bucal foi primeiramente idealizado para ser utilizado no boxe. Depois de algum tempo passou a ser usado pelo futebol americano. E normalmente é indicado para praticantes de esportes de contato.
Hoje em dia, praticamente qualquer atividade física possuí algum tipo de contato, seja contra um outro atleta ou contra um corpo inanimado (solo, bola, etc.), portanto não existe restrição para o seu uso.
Alguns esportes obrigam os atletas a usar protetores bucais (normalmente artes marciais), e outros aconselham o seu uso (rugby). Em outros esportes o uso do protetor bucal está crescendo, como o basquete, handebol e futebol, graças ao trabalho de dentistas e comissões técnicas que conscientizam os atletas da necessidade e importância de prevenir injúrias orais. Nos esportes radicais e quaisquer outros em que há risco eminente de queda o protetor terá papel fundamental na proteção, tanto quando joelheiras, cotoveleiras e munhequeiras.
Existem outros usos para o protetor bucal que não estão relacionados ao esporte, porém são menos comuns. Trabalhadores que se submetem trabalhos com muito impacto contra o corpo também podem se utilizar dos protetores para evitar incomodos nos dentes e na ATM (articulação temporo-mandibular).
O mais importante é que o protetor bucal seja utilizado para diminuir risco de lesões e incômodos desnecessários. E sempre com a orientação de um cirurgião-dentista.
Fonte: ononeprotetores.com.br

proteores exemplos

A Priore Odontologia inova mais uma vez e cria um espaço especial para aqueles que estão envolvidos em uma cerimônia de casamento, sejam os próprios noivos, seus pais, irmãos ou padrinhos.

A cerimônia de um casamento é um momento único na vida das pessoas. São meses de preparação para que tudo saia perfeito! Entre os preparativos estão os fotógrafos, vestido, cabelos, músicos, flores… Além de convites, listas de convidados, definição dos padrinhos, e… Sorrisos!

Isso mesmo, para este momento ser único, o sorriso tem que estar realmente em dia. Imagine só, todas as atenções para a noiva, noivo, seus pais e padrinhos, todas as fotos eternizadas em um álbum. É um momento para sorrir com vontade, sem medo e com a segurança de que tudo está ok.

Procure uma de nossas Unidades e durante a entrevista inicial explique com detalhes o que deseja em seu sorriso. Estaremos sempre dispostos a fazer o máximo por você!

SOBRE NOSSO CONSULTÓRIO

Com mais de 14 anos de tradição na região, nossa missão é a alta qualidade de atendimento e constante atualização, utilizamos a digitalização de imagens, as quais são tomadas no momento da avaliação, trazendo maior clareza na prestação dos serviços. Estamos preparados para execução dos mais modernos tratamentos odontológicos.

Últimas notícias

Orientando o paciente