Indicação: para quem tem os pré-requisitos (altura e espessura óssea, sem a necessidade prévia de enxertia óssea) para a insatalação de implantes dentários na técnica convencional.
Contraindicação: “para pessoas com grande limitação de abertura de boca, pacientes que têm pouca altura e espessura óssea porque há a necessidade de procedimento de enxerto ósseo prévio”.
Como é: nesta técnica usa-se um programa de planejamento virtual e 3D para a colocação de implantes dentários. Depois de um diagnóstico por imagem para avaliação clínica do caso, faz-se os modelos de paciente para planejamento protético e confecção de guia cirúrgico através de um sftware de computador. “O planejamento protético previamente executado e o planejamento virtual da cirurgia através do esmo sftware avalia as características anatômicas e o melhor posicionamento dos implantes dentários com finalidade estética e funcional. Através dele, determina-se os melhores locais para o posicionamento dos implantes dentários, levando em consideração as restrições anatômicas e as questões estéticas e protéticas”, complementa.
A cirurgia é realizada no computador e obtém-se alta precisão na transferência do planejamento virtual do tratamento para o momento da cirurgia que será realizada sob anestesia local.
Á técnica de instalação de implante é executada sem cortes na gengiva e a prótese instalada no mesmo ato operatório. O paciente sai do procedimento sem pontos e com a prótese instalada .
Tempo de Colocação da Prótese: pode variar de caso a caso mas em média dura em torno de 40 minutos a 1 hora.
Vantagens: tratamento mais rápido, já que a combinação da função imediata e de uma confecção prévia da prótese a ser instalada no dia da cirurgia diminui o tempo de tratamento significativamente. Maior conforto para o paciente, já que a cirurgia é realizada sem cortes e o paciente retorna mais rápido a sua vida social e profissional.
Desvantagem: maior custo em relação á técnica convencional.
Não. O implante é instalado com anestesia local semelhante aquelas feitas para procedimentos comuns, como por exemplo, tratamento de cáries. Em casos de perdas dentárias múltiplas e necessidade de instalação de vários implantes, realiza-se o procedimento com sedação endovenosa. Assim, o paciente tem conforto total, e normalmente não se recorda da intervenção após a cirurgia. O paciente estará devidamente medicado tanto no período pré-operatório como pós-peratório.
2) Qual o melhor implante dental do mercado?
Na verdade, existem diversos tipos de implantes excelentes no mercado, tanto nacionais como importados. A Priore Odontologia trabalha com as duas melhores empresas do Mercado; Straumann ( implantes Suiços) e Neodent ( Nacional )
A marca em que a Priore Odontologia confia como sendo a melhor entre todas aquelas disponíveis no mercado é a Straumann, utilizada pelos seus profissionais. A escolha pelos implantes dentários produzidos por essa empresa suíça não é aleatória: justifica-se, entre outras coisas, pela sua capacidade de promover a osseointegração em apenas 21 dias, ao passo que os demais tipos, de outros fabricantes, estimam um prazo que varia de 90 a 180 dias.
Tão importante quanto à escolha de um bom implante, é a escolha de um especialista em Implantodontia qualificado.
3) Qual a duração de um implante dental?
Com uma boa saúde do paciente, um bom planejamento por parte do profissional, higiene adequada, e manutenções periódicas na clínica odontológica, o implante é definitivo e não há necessidade de remoção ou troca.
4) Como é realizado um implante dentário?
O implante dentário é um parafuso de titânio que substitui a raiz do dente ausente ou danificado. Sobre esse implante é confeccionada uma prótese, que é a parte visível do sistema. Essa prótese pode necessitar troca com o tempo.
5) Qual é o tempo total para a finalização do tratamento com implantes?
Esse tempo pode alterar de 48 horas no caso de carga imediata, até a vários meses no caso da necessidade de enxertos prévios à instalação dos implantes.
6) O implante dentário pode falhar?
A taxa de sucesso do implante é de 95% a 98%. Caso haja perda do implante, na maioria dos casos podemos refazê-lo após alguns dias, no mesmo local ou adjacente ao local da primeira intervenção.
7) Existem contraindicações absolutas para a instalação de implantes?
Pessoas em crescimento devem aguardar o término do crescimento dos maxilares. O paciente deve ter boa saúde geral, e apresentar aspectos locais favoráveis à instalação do implante.
8) Sou fumante. Posso fazer meus implantes?
O cigarro atrapalha, mas não contraindica a realização dos implantes dentais. Os implantes hoje possuem tratamento de superfície em nível microscópico, que ajuda a cicatrização dos implantes de forma satisfatória nesses casos.
9) Em algum momento do tratamento com implantes ficarei sem dentes?
Hoje existem diversos tipos de próteses provisórias dos mais diferentes modelos através de várias técnicas. Raramente, o paciente precisa ficar algum dia sem a prótese dentária.
10) Depois do tratamento, devo ter algum cuidado especial com meus implantes?
O cuidado com os implantes é semelhante ao cuidado com os dentes naturais. A alimentação também normalmente não precisa ser alterada. A empresa Straumann oferece garantia vitalícia aos pacientes.